Sábado 17 Fevereiro 2018

Projetos de pesquisa em andamento

Osteoartrite
É uma doença crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e dos ossos próximos, que pode causar dor, rigidez e redução da funcionalidade das articulações afetadas. São mais comum nas mãos, punho, ombros, cotovelos, joelho e pés.
• 110013: Efeito da estimulação transcraniana de corrente contínua e da eletro-acupuntura na dor, capacidade funcional e excitabilidade cortical de pacientes com osteoartrite. NCT01747070

Fibromialgia
É uma síndrome caracterizada por dores musculares, fadiga, problemas no sono, problemas de concentração e memória, depressão e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points).
• 120128: Estudo do cérebro por neuroimagem funcional óptica em pacientes com dor crônica usando psicofármaco e estimulação transcraniana. NCT01904097
• 130140: Estudo do cérebro por neuroimagem funcional óptica em pacientes fibromiálgicas usando Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua. NCT01904097
• 140231: Análise da capacidade atencional de pacientes com fibromialgia submetidas a intervenção com ETCC: ensaio clínico randomizado, cego, cruzado, controlado com ETCC-sham.

Dor crônica miofascial na região do pescoço
A má postura no trabalho e na hora de dormir e o estresse emocional podem causar um tipo de dor pouco difundida entre os profissionais de saúde e a população: a dor miofascial, inclusive na região do pescoço. É caracterizada por pontos gatilhos na região do pescoço, sendo esses nódulos ou locais de contração do músculo que quando estimulados causa uma dor em uma área distante (dor que ¨corre¨ para outro local).
• 120346: Efeito da estimulação magnética na neuromodulação cortical, subcortical e nos limiares de dor em pacientes com dor crônica miofascial. NCT01964729

Endometriose
É uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. Os principais sintomas da endometriose são dor e infertilidade. As dores podem ocorrer antes ou durante o período menstrual.
• 140092: Efeito da Estimulação Transcraniana Por Corrente Continua (ETCC) na dor crônica associada à endometriose.

Dor do membro fantasma
Na dor do membro fantasma (PLP) a dor é percebida pela região do corpo que não está mais presente. Considerada como muito difícil de tratar uma vez que frequentemente é resistente aos fármacos clássicos e tratamento cirúrgico. Uma das principais razões para a falta de eficácia é porque as abordagens de reabilitação atuais não levam em conta os mecanismos da PLP subjacentes.
 14-0525: Estudo sobre o mecanismo da associação da estimulação transcraniana por corrente continua e terapia do espelho na dor do membro fantasma.

Sujeitos saudáveis
a) Cronobiologia humana
É uma área da ciência que investiga os hábitos de dormir e acordar cedo ou tarde e que os mesmos podem estar relacionados a um gene específico.
• 130455: Caracterização fenotípica de ritmos circadianos em indivíduos com diferentes genótipos para polimorfismos nos genes relógio em diferentes regiões do Brasil: ênfase na investigação do gene Per3 e o efeito latitude.
b) Dor
O projeto abaixo Investiga o mecanismo da dor quando tratada com estimulação transcraniana por corrente contínua quando administrada com analgésico.
• 140217: Avaliação do efeito potencializador da Estimulação Transcraniana De Corrente Contínua (ETCC) sobre a analgesia opióide em limiares de dor em humanos.

Rua Ramiro Barcelos, 2350 - sala 2201E  | Porto Alegre/RS

Scroll to top