Sábado 17 Fevereiro 2018

Espectroscopia Funcional (NIRS)

eua

Esepctometria funcionalO NIRS (do inglês functional Near Infrared Spectroscopy) é uma técnica de avaliação do metabolismo no córtex cerebral. Ela utiliza níveis seguros de luz laser emitidos através de várias fontes colocadas sobre o escalpo,permitindo à luz penetrar até alguns centímetros no tecido biológico.Isto permite atingir o córtex cerebral e interagir com a oxi- e a desoxi-hemoglobina do sangue cerebral.

Usando detectores colocados sobre o escaldo, medi-se a intensidade da luz que emerge do crânio após interagir com a hemoglobina, podendo-se inferir de forma não invasiva a variação do nível de oxigenação do tecido cerebral, e confirmando a localização das regiões de atividade cerebral. Essa técnica se constitui em método óptico de neuroimagem funcional.

O aparelho é portátil, não demanda estrutura física com condições especiais como os aparelhos de fMRI convencionais, e permite sua aplicação conjugada a outros métodos de avaliação e intervenção, como a electroencefalografia e a estimulação transcraniana de corrente continua. Através da fNRIS pode-se melhorar o entendimento do acoplamento neuro-vascular, das flutuações neurofisiológicas e da hemodinâmica cerebral.
Atualmente, nosso grupo de pesquisa usa o fNIRS para estudar os efeitos de psicofármacos em combinação com técnicas não farmacológicas (estimulação transcraniana de corrente contínua) na ativação e hemodinâmica cerebral em pacientes com fibromialgia e endometriose.

Rua Ramiro Barcelos, 2350 - sala 2201E  | Porto Alegre/RS

Scroll to top